Mês: maio 2025

Proteinúria em recém-nascidos prematuros: influência da restrição do crescimento fetal (RCF)

Proteinúria em recém-nascidos prematuros: influência da restrição do crescimento fetal (RCF)

Proteinuria in preterm neonatesinfluence of fetal growth restriction.Sehgal A, Levins C, Yeomans E, Lu Z, Metz D.J Perinatol. 2025 Apr 19. doi: 10.1038/s41372-025-02306-0. Online ahead of print.PMID: 40253560. Artigo Gratis!

Realizado por Paulo R. Margotto.

Esse estudo  observacional prospectivo, descreve pela primeira vez proteinúria significativamente maior no primeiro mês de vida em neonatos RCF-PIG, em comparação a neonatos AIG de idade gestacional equivalente. Esse fenômeno é devido à redução do número de néfrons e da superfície de filtração, com subsequente hiperfiltração glomerular para manter a depuração equivalente. Essa associação (RCF-PIG e nefrogênese imperfeita)  pode aumentar o risco de insuficiência renal e doença renal terminal na vida adulta. Parece que RCF-PIG é um fator de risco para o desenvolvimento de doença renal progressiva e médicos renais pediátricos e adultos devem rotineiramente explorar o histórico de prematuridade e RCF em populações de paciente.

Glaucoma congênito primário bilateral em recém-nascido

Glaucoma congênito primário bilateral em recém-nascido

Bilateral Primary Congenital Glaucoma in a NewbornConsales A, Araimo G, Taccani V, Osnaghi S, Bedeschi MF, Mosca F, Fumagalli M.J Pediatr. 2025 Apr;279:114464. doi: 10.1016/j.jpeds.2025.114464. Epub 2025 Jan 15.PMID: 39824377 . No abstract available. Artigo Gratis! Milão, Itália.

Realização: Paulo R. Margotto.

O exame físico ao nascimento de um recém-nascido a termo do sexo masculino revelou opacificação corneana bilateral e anisocoria (esquerda > direita) e avaliação oftalmológica a seguir, buftalmia (olho de boi) no olho esquerdo, megalocórnea. caracterizado por um defeito no desenvolvimento do ângulo iridocorneano, que leva ao aumento da resistência ao fluxo de humor aquoso e à elevação da PIO (ou seja, hipertensão ocular). Isso pode resultar em dano progressivo ao nervo óptico e perda irreversível da visão, a menos que seja tratado prontamente. Há  predominância no sexo masculino e é frequentemente bilateral (70%), embora frequentemente com envolvimento assimétrico.  É mais comumente causado por mutações no gene CYP1B1 (cromossomo 2p21). A intervenção cirúrgica é a base do tratamento e deve ser realizada precocemente por um oftalmologista pediátrico experiente.

MONOGRAFIA-NEONATOLOGIA-HMIB -2025:Perfil microbiológico da sepse tardia em recém nascidos em uso de dispositivos invasivos em Unidade de Referência do Distrito Federal

MONOGRAFIA-NEONATOLOGIA-HMIB -2025:Perfil microbiológico da sepse tardia em recém nascidos em uso de dispositivos invasivos em Unidade de Referência do Distrito Federal

Karoline Silva de Araujo.

                                                                                                                                                       Orientador: Evely Mirela Santos França.

 

Trata-se de um estudo observacional transversal descritivo, retrospectivo e quantitativo, que identificou 64 pacientes internados na UTIN entre 01 de outubro de 2023 a 29 de fevereiro de 2024 que estavam em uso de dispositivos invasivos. Destes, 22 pacientes evoluíram com sepse tardia sendo apenas 7 com hemoculturas positivas (31,8%). A maioria dos pacientes com sepse tardia e hemocultura positiva FEZ uso de ventilação mecânica (71,4%). Sobre o esquema empírico utilizado na Unidade, 6 patógenos (85,7%) foram sensíveis ao esquema proposto. No Hospital do estudo o esquema preconizado para sepse tardia neonatal é o uso de Amicacina e Vancomicina, sendo que no caso de suspeita de meningite ou impossibilidade de realização de coleta do líquor troca-se Amicacina por Cefepime.

Orientador: Evely Mirela Santos França.