Tendências da Contagem Absoluta de Monócitos no Sangue em Recém-Nascidos Prematuros com Suspeita de Enterocolite Necrosante: uma Ferramenta Complementar para o Diagnóstico?
Blood absolute monocyte count trends in preterm infants with suspected necrotizing enterocolitis: an adjunct tool for diagnosis? Moroze M, Morphew T, Sayrs LW, Eghbal A, Holmes WN, Shafer G, Mikhael M.J Perinatol. 2024 Aug 1. doi: 10.1038/s41372-024-02070-7. Online ahead of print.PMID: 39090351
Realizado por Paulo R. Margotto.
A enterocolite necrosante (ECN) é caracterizada pela infiltração de macrófagos nos tecidos afetados. Como os macrófagos intestinais são derivados do recrutamento e diferenciação in situ de monócitos sanguíneos na mucosa intestinal, os autores mostraram que o aumento do recrutamento de monócitos para o intestino durante a ECN reduz a concentração de monócitos sanguíneos e que essa queda nos monócitos sanguíneos pode ser um biomarcador útil para a ECN. Em pacientes com ECN estágio 2 ou 3, a contagem de monócitos caiu em média 43% do valor basal no início da suspeita em comparação com aqueles sem ECN ou ECN estágio 1(ECN estágio 1 pode não mostrar a mesma diminuição na contagem de monócitos devido à provável ausência de inflamação intestinal). Uma diminuição na contagem de monócitos pode ser um biomarcador auxiliar para confirmar o diagnóstico de ECN.