Emergência Gastrintestinal em Neonatos e Crianças

Emergência Gastrintestinal em Neonatos e Crianças

Gastrointestinal Emergency in Neonates and Infants: A Pictorial Essay.Choi G, Je BK, Kim YJ.Korean J Radiol. 2022 Jan;23(1):124-138. doi: 10.3348/kjr.2021.0111.PMID: 34983099 . Review. Artigo Gratis!

Apresentação: Apresentação:  Amanda do Carmo Alves|R5 Neonatologia, Andiara Nattrodt| R3 pediatria HRPA. Coordenação: Dra Marta Rocha.

As emergências gastrointestinais (GI) em neonatos e bebês abrangem do início ao fim do trato GI. Tanto as condições congênitas quanto as adquiridas podem causar várias emergências gastrointestinais em neonatos e bebês. Dadas as descobertas clínicas sobrepostas ou inespecíficas de muitas emergências gastrointestinais neonatais e infantis diferentes e as características únicas desta faixa etária, a imagem apropriada é fundamental para um diagnóstico preciso e oportuno, evitando riscos desnecessários de radiação e custos médicos. Neste artigo, discutimos os achados radiológicos de emergências gastrointestinais neonatais e infantis essenciais, incluindo atresia esofágica e fístula traqueoesofágica, estenose hipertrófica do piloro, atresia duodenal, má rotação, vólvulo do intestino médio para emergências gastrointestinais superiores e atresia jejunoileal, íleo meconial, síndrome do tampão meconial, peritonite meconial, doença de Hirschsprung, malformação anorretal, enterocolite necrosante e intussuscepção para emergências gastrointestinais inferiores.

Nos complementos, caso clínico comprovado com biópsia, de 2018.Entre as complicações do pós-operatório, o destaque para a ENTEROCOLITE NECROSANTE. A enterocolite associada à doença de Hirschsprung é a maior causa de morbimortalidade após a operação definitiva (não ocorre em pacientes que estão com colostomia) e está associada à estase intestinal com proliferação de patógenos que invadem a mucosa e subsequente resposta inflamatória local e sistêmica.