Sacarose ou glicose comparada ao leite materno para o controle da dor em bebês prematuros: uma revisão sistemática e metanálise
Sucrose or glucose compared to breast milk for pain control in preterm infants: a systematic review and meta–analysis. Shahid S, Acosta-Reyes J, Florez ID.J Perinatol. 2025 Oct 24. doi: 10.1038/s41372-025-02423-w. Online ahead of print.PMID: 41136616 Review.Canadá.
Realizada por Paulo R. Margotto.
Seis ensaios clínicos randomizados (525 bebês) compararam sacarose (24%) ou glicose (30%, 10%, 25%) com leite materno/leite materno extraído. Não houve diferença entre as alternativas na redução da dor 30 segundos após o procedimento, medida pelos escores do Perfil de Dor do Bebê Prematuro. A sacarose reduziu a duração do choro. Não houve diferenças entre a sacarose e o leite materno/leite materno extraído na alteração da frequência cardíaca ou em eventos adversos.Os autores concluem que evidências com grau de certeza moderado sugerem que a sacarose ou glicose pode ser superior ao leite materno//leite materno extraído na redução da duração do choro durante procedimentos de punção no calcanhar e venopunção, mas não na redução da intensidade da dor. Realizamos a coleta de sangue na mãozinha (inclusive para o teste do pezinho!): a venopunção no dorso das mãos é muito menos dolorosa do que a coleta no calcanhar, além de que a primeira é um procedimento rápido e se obtém mais freqüentemente sucesso com apenas uma punção. Na coleta de sangue, fazemos na mãozinha precedida de 2 minutos de glicose a 25% para liberar endorfinas (para glicemia capilar não usamos a glicose a 25%!)
