MON0GRAFIA NEONATOLOGIA DO HMIB-2024: ESTUDO DE LIMITE DE VIABILIDADE EM UMA UTI NEONATAL TERCIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL
Gabrielly Nascimento Ferreira. Orientador: Evely Mirela S. França.
Fatores cruciais para uma abordagem perinatal ativa são tanto obstétricos quanto neonatais.
- As intervenções obstétricas consideradas como indicadores para uma abordagem eficaz são parto em hospital especializado, ciclo completo de esteróides pré-natais, parto cesáreo e tratamento tocolítico.
- Quando os partos são realizados em hospitais especializados aumenta as chances de vida dos RNs no limite da viabilidade em 40%, sendo essa 10% maior do que quando o parto é realizado em um centro não especializado.
- Além disso, o aconselhamento pré-natal adequado, com tomada de decisão personalizada e consistente com os desejos dos pais, é a abordagem preferida.
Neste estudo, foi encontrado que o limite de viabilidade seria de prematuros acima de 24 semanas, e tendo como “zona cinzenta” o período gestacional de 23 semanas a 23 semanas e 6 dias, sendo o óbito associado ao quadro de hemorragia pulmonar e quando classificado como pequeno para idade gestacional. Concluímos que em um período de 10 anos, foi reduzido o limite de viabilidade em 2 semanas
- Fragilidades do Estudo:
- Esse estudo apresenta algumas fragilidades. Além de ser um estudo retrospectivo, com análise de dados em prontuário eletrônico, o número da amostra foi relativamente pequeno, selecionados dentro de um único serviço de saúde.