A perfuração intestinal espontânea (PIE) logo se tornará a forma mais comum de doença intestinal cirúrgica no recém-nascido de extremo baixo peso (ELBW)

A perfuração intestinal espontânea (PIE) logo se tornará a forma mais comum de doença intestinal cirúrgica no recém-nascido de extremo baixo peso (ELBW)

Spontaneous intestinal perforation (SIP) will soon become the most common form of surgical bowel disease in the extremely low birth weight (ELBW) infant. Swanson JR, Hair A, Clark RH, Gordon PV. J Perinatol. 2022 Apr;42(4):423-429. doi: 10.1038/s41372-022-01347-z. Epub 2022 Feb 17.PMID: 35177793 Review.

Realizado por Paulo R. Margotto.

Os recentes dados nos dizem que a enterocolite necrosante (ECN) está diminuindo enquanto a PIE está a caminho de se tornar a forma cirúrgica mais prevalente de doença intestinal neonatal adquirida em nossos bebês menores. As implicações desta observação são profundas. ECN cirúrgica e PIE (que universalmente requer intervenção cirúrgica) são conhecidas por terem resultados de longo prazo igualmente ruins e juntos são os dois maiores fatores de morbidade pós-natal na UTIN. Entre os fatores responsáveis pela diminuição da ECN estão a otimização das dietas com leite humano, redução do uso de antibióticos precoces e bloqueio ácido e a administração mais prudente de transfusão sanguínea. Quanto ao aumento a PIE, principalmente entre os RN de 22-24 semanas (já supera a ECN) se deve ao aumento da sobrevida desses bebês na zona perivíavel. No entanto há uma prevalência grande de diagnóstico errôneo de PIE, sugerindo fortemente que a grande maioria dos ensaios controlados e randomizados de probióticos provavelmente foram contaminadas por PIE. Essa pode ser uma das razões pelas quais não temos recomendações universais para probióticos (podem funcionar ou não) na prevenção da ECN.  É importante que saibamos que A ECN é uniformemente uma doença de inflamação da mucosa, enquanto a PIE se apresenta como uma doença de distúrbio contrátil do músculo liso e remodelação mesenquimal. Os autores propõem definição para ambas as condições, enfocando que a PIE ocorre nos primeiros 10 dias e, sobretudo nos bebês <28semanas de gestação. Interessante: estudos mais recentes não mostraram a associação ente sulfato de magnésio pré-natal e perfuração intestinal espontânea.

Arquivos

doc PIE X ECN-2022