A trajetória de peso mais rápida leva a melhores resultados de desenvolvimento neurológico em bebês com baixo peso ao nascer com displasia broncopulmonar?
Munoz FA, Carter EH, Edwards EM, Jerome M, Litt JS.J Perinatol. 2023 Oct 28. doi: 10.1038/s41372-023-01808-z. Online ahead of print.PMID: 37898685.
Realizado por Paulo R. Margotto.
Esse estudo analisou o efeito no pós-natal das trajetórias de peso nos resultados do neurodesenvolvimento, especificamente naqueles bebês com displasia broncopulmonar (DPB). Já é do nosso conhecimento que bebês nascidos em idades gestacionais mais precoces e com menor peso ao nascer apresentaram DBP mais grave. Este estudo sugere que em bebês com baixo peso ao nascer, uma trajetória de peso mais rápida está significativamente associada a uma diminuição do risco de comprometimento moderado a grave do desenvolvimento neurológico em bebês com DBP de grau 1–2, mas a um risco aumentado de comprometimento do desenvolvimento neurológico naqueles com DBP de grau 3. É possível que o DBP de Grau 3 represente um fenótipo distinto da doença. é possível que o ganho de peso tenha sido desproporcional ao ganho linear e tenha resultado em excesso de massa gorda nesses bebês, um fenômeno que tem sido associado ao aumento do risco de desenvolver DBP, crescimento cerebral anormal e desenvolvimento neurológico adverso em prematuros e com baixo peso ao nascer.