Avaliação da Persistência do Canal Arterial em recém-nascidos pré-termo a partir da monitoração padrão de cuidados intensivos neonatais

Avaliação da Persistência do Canal Arterial em recém-nascidos pré-termo a partir da monitoração padrão de cuidados intensivos neonatais

Assessing patent ductus arteriosus in preterm infants from standard neonatal intensive care monitoringKotidis C, Wertheim D, Weindling M, Rabe H, Turner MA.Eur J Pediatr. 2022 Mar;181(3):1117-1124. doi: 10.1007/s00431-021-04311-9. Epub 2021 Nov 8.PMID: 34748081 Free PMC article. Artigo Livre!

Comentários: Cardiologista da Unidade de Neonatologia do HMIB/SES/DF, Dr. Yuri

Apresentação: Gabrielly Nascimento Ferreira – Residente de Neonatologia HMIB/SES/DF. Coordenação: Marta David Rocha de Moura.

´Este estudo piloto destacou a importância da frequência cardíaca na avaliação de variáveis fisiológicas relacionadas à persistência do canal arterial (PCA). Foram observadas  relações significativas entre o diâmetro do PCA e as características da forma de onda da pressão arterial  normalizadas em prematuros extremos. A diferença de fase entre as formas de onda de ECG e PA, bem como as características da forma de onda de PA, são fáceis de implementar usando formas de onda monitoradas rotineiramente e, portanto, podem ser incorporadas em monitores para permitir a avaliação contínua da função da PCA.