Concentrações séricas de paracetamol em neonatos tratados enteralmente para fechamento do canal arterial: um estudo piloto.

Concentrações séricas de paracetamol em neonatos tratados enteralmente para fechamento do canal arterial: um estudo piloto.

Paracetamol Serum Concentrations in Neonates Treated Enterally for Ductal Closure: A Pilot Study.Bin-Nun A, Fink D, Mimouni FB, Algur N, Hammerman C. J Pediatr. 2018 Mar 7. pii: S0022-3476(18)30048-9. doi:10.1016/j.jpeds.2018.01.024. [Epub ahead of print].PMID: 29525073. Similar articles. Israel.

Apresentação: Auro Vieira de Paiva Júnior; Sarah Rocha Stabile do Patrocínio. Coordenação: Paulo R. Margotto

¢O presente estudo do grupo de Hammerman C, um dos pioneiros no uso do paracetamol para o fechamento do canal arterial (2011), mostrou que a dose de 15mg/kg/dose de 6/6 horas por 3 dias  conferiu um nível sérico de 20mg/L (nível considerado para fechar o canal arterial). Concentrações de paracetamol também foram correlacionadas (p = 0,046) com a idade pós-natal,  embora não com peso ao nascer, idade gestacional ou idade pós-menstrual, transaminases hepáticas ou creatinina sérica. Nenhuma das enzimas hepáticas medidas foi afetada por tratamento com paracetamol. As concentrações séricas de creatinina não se elevaram. Nos links trouxemos uma breve trajetória do paracetamol na Neonatologia no fechamento do canal arterial, devendo ser usado na presença de situações  que contra-indicam o uso de ibuprofeno e quando não há resposta a 2 ciclos de  ibuprofeno. Tem reduzido em 50-70%  a indicação cirúrgica  de canal arterial hemodinamicamente significativo não responsível ao ibuprofeno.Finalizamos com a possibilidade do uso do paracetamol (endovenoso) no tratamento da dor neonatal, devido aos conhecidos efeitos adversos dos opióides