Mobilidade progressiva precoce para melhorar o neurodesenvolvimento de lactentes com Displasia Broncopulmonar (DBP) grave em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal nível IV: um estudo de coorte prospectivo
Early progressive mobility to improve neurodevelopment of infants with severe bronchopulmonary dysplasia at a level IV neonatal intensive care unit: a prospective cohort study.Morris H, Nilan K, Burkhardt M, Wood A, Passarella M, Gibbs K, DeMauro SB.J Perinatol. 2024 Nov 13. doi: 10.1038/s41372-024-02168-y. Online ahead of print.PMID: 39537815.
Realizado por Paulo R. Margotto.
Este estudo mostra que a viabilidade da mobilidade progressiva precoce (MPP) precoce em bebês intubados com DBP grave associou-se com habilidades motoras mais avançadas no Teste de Desempenho Motor Infantil (maiores impactos benéficos no desenvolvimento motor precoce) e não houve associação com extubações não planejadas. A MPP incluiu: Sessões de fisioterapia e terapia ocupacional, mudança das posições dos bebês, incluindo sentá-los e movê-los para uma posição sentada em uma cadeira ou outro dispositivo de posicionamento, colocá-los pele a pele. O bebês do estudo não experimentaram aumentos sustentados no suporte respiratório ou exposição adicional significativa a medicamentos sedativos. A aquisição do controle da cabeça é uma das primeiras habilidades motoras a ser dominada por bebês pequenos, surgindo por volta de um mês de idade corrigida. Habilidades iniciais, como o controle da cabeça, estabelecem a base para habilidades motoras subsequentes, bem como o desenvolvimento de habilidades em outros domínios, como visão, cognição, interação social e habilidades de alimentação.