Transmissão da microbiota de mãe para filho e desenvolvimento da microbiota infantil em vários locais do corpo (Os bebês recebem bactérias essenciais de suas mães após o parto natural, bem como após a cesariana)

Transmissão da microbiota de mãe para filho e desenvolvimento da microbiota infantil em vários locais do corpo (Os bebês recebem bactérias essenciais de suas mães após o parto natural, bem como após a cesariana)


Mother-to-infant microbiota transmission and infant microbiota development across multiple body sites.
Bogaert D, van Beveren GJ, de Koff EM, Lusarreta Parga P, Balcazar Lopez CE, Koppensteiner L, Clerc M, Hasrat R, Arp K, Chu MLJN, de Groot PCM, Sanders EAM, van Houten MA, de Steenhuijsen Piters WAA.Cell Host Microbe. 2023 Mar 8;31(3):447-460.e6. doi: 10.1016/j.chom.2023.01.018.PMID: 36893737. Artigo Integral!

Os bebês recebem bactérias essenciais de suas mães durante o nascimento e imediatamente depois, independentemente de terem nascido de parto natural ou cesariana ( bebês nascidos por cesariana recebem menos do microbioma intestinal de suas mães  durante o parto, mas parecem compensar isso em parte recebendo bactérias do leite materno). Assim, A amamentação torna-se ainda mais importante para as crianças que nascem por cesariana e que, portanto, não recebem micróbios intestinais e vaginais de suas mães. Ao comparar bebês nascidos por cesariana com bebês nascidos de parto normal, esses autores descobriram  que o impacto do leite materno foi significativamente mais forte em bebês nascidos por cesariana! um método polêmico chamado semeadura vaginal, também conhecido como microbirthing, que consiste em recolher amostras do fluido da vagina logo após o parto e passá-la na pele do bebê. “Ainda não foi comprovado, em estudos, que a semeadura vaginal tenha um efeito positivo a longo prazo, por exemplo, no risco de asma ou obesidade. O método também traz possíveis riscos, como a transmissão de vírus, razão pela qual ainda não é recomendado pelas sociedades profissionais. Agora temos a primeira prova de que você não precisa necessariamente fazer isso — o que é um alívio. Os dados do estudo mostram que os bebês de cesariana se beneficiam muito da amamentação e muito mais rapidamente do que os bebês de parto normal.