Mês: janeiro 2022

Manejo bem sucedido de hérnia diafragmática congênita com ECMO:Primeiro relato de caso no México

Manejo bem sucedido de hérnia diafragmática congênita com ECMO:Primeiro relato de caso no México

Manejo exitoso de hernia diafragmática … – SciELO México (U Garza-Serna, RD Gómez-Gutiérrez, G Quezada-Valenzuela, B Cárdenas-Del Castillo, V Contreras-Cepeda, EA Chávez-García, A Nieto-Sanjuanero).

Apresentação: Larissa Araújo Dutra da Silveira – R5 Neonatologia. Coordenação: Diogo Botelho.

A ECMO é uma terapia  cientificamente comprovada que aumenta a sobrevida desses pacientes; sua implementação é complexa devido ao alto custo de tratamento e treinamento de pessoal que deve ser altamente treinado para gerenciar o circuito no entanto, é definitivamente uma terapia que deve crescer no México para oferecer aos nossos pacientes um tratamento alternativo e expectativa de vida.

O que é um canal arterial hemodinamicamente significativo nos prematuros? (What is a hemodynamically significant PDA in preterm infants?)

O que é um canal arterial hemodinamicamente significativo nos prematuros? (What is a hemodynamically significant PDA in preterm infants?)

What is a hemodynamically significant PDA in preterm infants?Shepherd JL, Noori S.Congenit Heart Dis. 2019 Jan;14(1):21-26. doi: 10.1111/chd.12727. Epub 2018 Dec 12.PMID: 30548469 Review.

Apresentação: Marta David  Rocha de Moura/Paulo R. Margotto/R4 UTIP João P. Cezar.

A definição de uma PCA hemodinamicamente significativa continua a evoluir. A significado hemodinâmico deve ser interpretado considerando a idade gestacional e cronológica, e avaliando a vulnerabilidade de órgãos em risco de hemorragia pulmonar ou hipoperfusão (por exemplo, cérebro, intestinos e rins). Avaliação de repetida de ecocárdio com Doppler de fluxo sanguíneo de órgãos é útil na avaliar o significado hemodinâmico de uma PCA. Estudos adicionais são necessários para se chegar a um consenso de como definir e gerenciar um uma PCA hemodinamicamente significativa.

 

QUEM TRATAR?

  • Evidentemente seria muito simplicista tratar todos os canais (pode ser até pior!). Grupos selecionados de RN devem ser reconhecidos, principalmente os pré-termos extremos que apresentam a combinação de marcadores clínicos e ecocardiográficos que avaliem o impacto do shunt pelo canal arterial. Assim, pode-se ponderar o maior risco de hemorragia pulmonar (uma catástrofe!) e possivelmente, maior incidência de DBP.
  • Portanto, priorizar os RN de risco, combinando os achados ecocardiográficos com os clínicos na decisão do fechamento do canal arterial.
Neurossonografia Neonatal-compartilhando imagens: Calcificações intracranianas

Neurossonografia Neonatal-compartilhando imagens: Calcificações intracranianas

Paulo R. Margotto.

Recém-nascido a termo, paro normal, Apgar de 9,10, idade gestacional 40 sem 6 dias, peso ao nascer de 2700g perímetro cefálico  de 31cm ,comprimento de 47 cm, Pequeno para a idade gestacional (PIG) Simétrico e Microcefalia (Curva de crescimento intrauterino de Margotto,PR 1995- [Intrauterine growth curves: study of 4413 single live births of normal pregnancies].Margotto PR.J Pediatr (Rio J). 1995 Jan-Feb;71(1):11-21. doi: 10.2223/jped.696.PMID: 14689030 Free article. Portuguese). Mãe apresentou exantema com prurido  com 37 semanas de idade gestacional.  Com 5 horas, crise convulsiva motora tônica à esquerda (recebeu fenobarbital- sem novos episódios). EEG mostrou atividade elétrica levemente desorganizada para a idade, transientes com incidência aumentada, uma crise eletrográfica região centro parietal esquerda. Foi associado o levetiracetam. Apresentou rastreio para infecção positivo associado à piora clínica sendo tratado para sepse tardia. Hemocultura positiva par E. coli. Tomografia computadorizada de crânio mostrou extensos focos de calcificações periventriculares. A ultrassonografia transfontanelar mostrou  calcificação na região parietal bilateral. O seguimento conjunto com a Infectologia Pediátrica mostrou: -toxoplasmose: sorologias da mãe e do recém-nascido não reagente, -citomegalovírus: PCR na urina não detectado, -sorologia de arboviroses, dengue e chikungunya: IgG reagente, IgM não reagente; -Zeca vírus: não reagente –Parvovirose B19: IgG reagente e IgM reagente.  Alta hospitalar com acompanhamento com Pediatra, Infectologia Pediátrica, Neurologia Pediátrica.