Mês: junho 2023

Segurança e eficácia da administração de probióticos em recém-nascidos pré-termo

Segurança e eficácia da administração de probióticos em recém-nascidos pré-termo

Palestra proferida pelo Dr. Ravi Patel (EUA) no III Encontro Internacional de Neonatologia realizado em Gramado (RS), entre os dias 13 e 15 de abril de 2023.

Realizado por Paulo R. Margotto.

 

A certeza da evidência do uso do probiótico na redução da enterocolite necrosante (ECN), mortalidade e sepse tem sido baixa, moderada e moderada, respectivamente com redução de 46%, 14% e 11%, respectivamente. Tanto estudos clínicos como em modelos animais, a redução da ECN tem sido consistente (50%). Para  mudar completamente  a conclusão  do efeito de suplementação de probiótico  sobre o risco de enterocolite, precisaríamos de  um estudo muito grande, envolvendo 8000 bebês, o que é pouco plausível. Novos estudos podem mudar a nossa certeza, mas é pouco provável que mude o quanto é eficaz  a suplementação de probiótico. Razões plausíveis da eficácia dos probióticos: barreira intestinal mais forte, reduzem  o tom inflamatório do intestino  e diminui a inflamação mediada pelos receptores Toollike, que são aqueles  que pegam a bactéria. Tem sido usado  vários produtos diferentes, o que preocupa os clínicos, qual seria o melhor. O mais comum foi com o Lactobacillus rhamnosus, por exemplo e o segundo, um produto com uma combinação  de espécies de Lacotbacillus e Bidifobacteria  e o terceiro, uma combinação de Bifidobacteria, Lactobacillus. No entanto, há riscos, como, contaminantes, risco de sepse pelo probiótico (muito incomum), cepa única ou  múltipla ( há evidências moderadas a altas para a superioridade das combinações de 1 ou mais Lactobacillus spp e 1 ou mais Bifidobacterium spp versus tratamentos probióticos de cepas únicas e múltiplas), certeza de que o produto, comprado em Farmácias e Supermercados contem o que está no rótulo (apenas 1 de 16 comprovou esse fato). Há um grande estudo que está sendo realizado agora  que está avaliando com um produto  investigacional específico que será comercializado COMO FÁRMACO o primeiro para neonatos. É um estudo que está sendo feito agora  e 91 Centros estão participando, com  bebês com peso entre 500-1500g (n-2158), Produto: Lactobacillus reuteri (IBP-9414). O resultado primário: ECN, tempo para tolerância alimentar. Na decisão do uso de probióticos é importante que você conheça a sua incidência de ECN e assim você pode calcular o número necessário para tratamento para evitar 1 caso de ECN-há uma tabela interessante Para esse cálculo (se a sua Unidade tem uma incidência de 1%  ou 2%, talvez você tenha que dar probióticos  para 100 a 200 bebês para prevenir um caso).  E esse é o julgamento se vale apenas  os custos, esforços e  riscos potenciais. Segundo Patel, os benefícios com a suplementação são mais fortes que os dados contra, mas eu peço a vocês  que pesem a evidência, considerando o contexto local  e a disponibilidade do produto. Na nossa Unidade não temos usado probióticos e nossa incidência de ECN tem sido em torno de 4%

Avaliação hemodinâmica e manejo da hipotensão no pré-termo

Avaliação hemodinâmica e manejo da hipotensão no pré-termo

Haemodynamic assessment and management of hypotension in the preterm.Mullaly R, El-Khuffash AF.Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 2023 May 12:fetalneonatal-2022-324935. doi: 10.1136/archdischild-2022-324935. Online ahead of print.

Correspondência para Dr. Afif Faisal El-Khuffash, Departamento de Neonatologia, The Rotunda Hospital, Dublin, D01 P5W9, Irlanda; afif_faisal@hotmail.

Realizado por Paulo R. Margotto

Continuamos excessivamente dependentes da pressão arterial média (PAM) como um limiar para a intervenção. Não confie na PAM isoladamente pois é  repleto de desafios e deve ser abandonado, pois pode ser enganoso ( mais atenção deve ser dada às leituras sistólica e diastólica ao caracterizar a estabilidade circulatória ou selecionar uma intervenção cardiovascular). A PA sistólica é um marcador substituto útil da força contrátil do miocárdio e DC. Um valor baixo pode indicar uma diminuição do volume sistólico. A PA diastólica pode ser usada como um marcador substituto para a resistência vascular sistêmica (RVS) e representa a capacitância dos vasos em termos de sua resistência e da força exercida pelo sangue dentro das paredes dos vasos.  A combinação de hipotensão sistólica e diastólica geralmente é um fenômeno de estágio final de uma condição rapidamente progressiva.

 

Nebulização profilática de surfactante para aeração precoce do pulmão prematuro: ensaio clínico randomizado

Nebulização profilática de surfactante para aeração precoce do pulmão prematuro: ensaio clínico randomizado

Prophylactic surfactant nebulisation for the early aeration of the preterm lung: a randomised clinical trial. Gaertner VD, Minocchieri S, Waldmann AD, Mühlbacher T, Bassler D, Rüegger CM; SUNSET study group.Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 2023 May;108(3):217-223. doi: 10.1136/archdischild-2022-324519. Epub 2022 Nov 24.PMID: 36424125 Clinical Trial.

Realizado por Paulo R. Margotto

Nesse estudo randomizado e controlado, com bebês de 26 sem a 31 sem 6 dias. no grupo de intervenção foi nebulizado  200 mg/kg de surfactante por meio de um nebulizador de membrana vibratória personalizado. Não foi encontrado  efeito significativo do surfactante nebulizado  profilático na SDR na impedância pulmonar expiratória final 30 minutos após o nascimento, quando comparado com o tratamento padrão. A deposição pulmonar de nebulizadores de membrana vibratória é estimada em apenas 5% a 20% em situações ideais. Diferentes interfaces, tipos de nebulizador e, mais importante, concentrações de surfactante devem ser pesquisados ​​antes da implementação em futuros estudos clínicos.

A suplementação enteral de zinco afeta o crescimento e o neurodesenvolvimento em bebês prematuros?

A suplementação enteral de zinco afeta o crescimento e o neurodesenvolvimento em bebês prematuros?

Does enteral zinc supplementation affect growth and neurodevelopment in preterm infants? Creed PV, Rose RS.J Perinatol. 2023 Jun;43(6):823-826. doi: 10.1038/s41372-023-01698-1. Epub 2023 May 18.PMID: 37202445 No abstract available. Estados Unido

Realizado por Paulo R. Margotto.

Esta metanálise mostrou que em bebês prematuros, a suplementação de zinco está associada à melhora do peso e comprimento aos 3-6 meses de idade com evidência moderada de certeza. O efeito da suplementação de zinco no perímetro cefálico foi estatisticamente significativo apenas para bebês PIG com evidência de certeza moderada. A suplementação com zinco melhorou os escores motores em bebês aos seis meses de idade, mas a certeza da evidência foi muito baixa.

 

Associação entre tempo de resposta e hipoxemia intermitente em prematuros extremos

Associação entre tempo de resposta e hipoxemia intermitente em prematuros extremos

Association of response time and intermittent hypoxemia in extremely preterm infants. Martin S, Ackermann BW, Thome UH, Grunwald M, Müller SM.Acta Paediatr. 2023 Jul;112(7):1413-1421. doi: 10.1111/apa.16766. Epub 2023 Apr 1.PMID: 36947098.

Realizado por Paulo R. Margotto

Hipoxemia intermitente (HI) <80% de saturação de oxigênio (SpO 2) que duram mais de 60s têm um risco aumentado de afetar negativamente o desenvolvimento neurológico e motor. Este estudo investigou o efeito do tempo de resposta (TR) da equipe médica para HI de bebês prematuros com SpO2 abaixo de 80% na quantidade de queda de saturação e tempo até a normalização da SpO2.Nesse estudo bebês prematuros do sexo feminino apresentaram TR significativamente mais longo. A cada 10s de atraso da intervenção tátil, ocorreu uma queda adicional na saturação mediana de 3,7%. em apneias periódicas, pois a saturação de oxigênio cai duas vezes mais rápido do que durante eventos de apneia únicos.  Em termos de intervenções de HI táteis, o TR mais longo afeta a profundidade do declínio da saturação e leva a durações gerais de tratamento mais longas.

Miocardiopatia hipertrófica em recém-nascidos de mãe diabética: uma condição heterogênea, a importância da anamnese, exame físico e acompanhamento

Miocardiopatia hipertrófica em recém-nascidos de mãe diabética: uma condição heterogênea, a importância da anamnese, exame físico e acompanhamento

Hypertrophic cardiomyopathy in infant newborns of diabetic mother: a heterogeneous condition, the importance of anamnesis, physical examination and follow-up.Codazzi AC, Ippolito R, Novara C, Tondina E, Cerbo RM, Tzialla C.Ital J Pediatr. 2021 Sep 30;47(1):197. doi: 10.1186/s13052-021-01145-x.PMID: 34593008 Free PMC article. Artigo Livre!

Apresentação: Cristiane Lima R5 UTI PED HCB. Coordenação: Nathalia Bardal.

A Miocardiopatia hipertrófica (MCH) em bebês de mães diabéticas, tem uma  incidência variando de 10 a 71%(geralmente explicada pelo efeito anabólico do hiperinsulinismo fetal relacionado à hiperglicemia materna), com melhora aos 6 meses de idade com o uso de betabloqueadores (propranolol). No entanto, o agravamento da MCH deve ser pensada  em distúrbios metabólicos, como doença de Pompe (glicogenose tipo II).

HIPERTENSÃO PULMONAR NA DISPLASIA BRONCOPULMONAR

HIPERTENSÃO PULMONAR NA DISPLASIA BRONCOPULMONAR

Palestra  administrada pelo Dr. Namasivayam Ambalavanan no VIII Encontro Internacional de Neonatologia, ocorrido em Gramado (13 a 15 de abril de 2023).

Realizado por Paulo R. Margotto

Entre os fatores de risco (para os que sobrevivem a partir de 28 dias de vida): idade gestacional, ventilação mecânica, uso de oxigênio, PCA hemodinamicamente significativa e peso ao nascer (especialmente os pequenos para  idade gestacional).No diagnóstico, ecocardiograma com 4-6 semanas de idade  e depois, a cada mês, havendo evidência que o bebê tem HP-DBP ou se houver uma necessidade assistência respiratória contínua (O2, respirador). Um simples achado positivo de qualquer componente do critério designado é suficiente pra o diagnóstico de HP (pressão do VD, desvio septal, shunt bidirecional D-E). Um único desses já dava o diagnóstico de HP. Sinais precoces de HP aos 7 dias de idade foram comuns e foram associados com risco aumentado para DBP e HP tardia. Por outro lado, a ausência de HP aos 7 dias de idade foi associada a um risco muito baixo de HP tardia. Na patogenia, achados suportam a hipótese de que a doença vascular pulmonar precoce precede o desenvolvimento da DBP e está fortemente associada à HP tardia e morbidades respiratórias. Apesar da microvasculatura pulmonar expandir com a ventilação  quase proporcional ao crescimento do parênquima de troca de ar, a rede capilar nos pulmões ventilados retém o padrão vascular primitivo diminuindo a eficiência da troca gasosa no parênquima em expansão (trata-se de um pulmão dismórfico), além de anastomose arteriovenosas pré-capilares (como uma doença cardíaca congênita com shunt D-E!). Uma grande preocupação: estenose da veia pulmonar, agravando o quadro com uso de vasodilatadores. Um biomarcador acessível é  peptídeo natriurético BNP (reflete a resposta ao  tratamento). Fazer a medida do BNP no primeiro ecocárdio e mensalmente  e podemos correlacionar o BNP  à fisiologia cardíaca São preocupantes as repercussões na vida adulta: 18% dos RN de 28 semanas com hipertensão pulmonar franca!

Complicações associadas ao uso incorreto de CPAP nasal

Complicações associadas ao uso incorreto de CPAP nasal

Complications associated with incorrect use of nasal CPAP.Massa-Buck B, Rastogi D, Rastogi S.J Perinatol. 2023 May 25. doi: 10.1038/s41372-023-01700-w. Online ahead of print.PMID: 37231122 Review.

Realizado por Paulo R. Margotto

Apesar dos resultados respiratórios melhores associados sem aumento nas principais morbidades associadas a neonatos prematuros, há escassez na literatura abordando complicações como lesão nasal, distensão abdominal (barriga de CPAP), síndromes de vazamento de ar (especialmente pneumotórax), perda auditiva, calor e queimaduras químicas, deglutição e aspiração de pequenos componentes da interface nasal e atraso na escalada de problemas respiratórios suporte associado ao uso do nCPAP, na maioria das vezes devido ao seu uso incorreto.

Dilemas no estabelecimento da alimentação enteral pré-termo: por onde começamos e com que rapidez avançamos?

Dilemas no estabelecimento da alimentação enteral pré-termo: por onde começamos e com que rapidez avançamos?

Dilemmas in establishing preterm enteral feeding: where do we start and how fast do we go?Assad M, Jerome M, Olyaei A, Nizich S, Hedges M, Gosselin K, Scottoline B.J Perinatol. 2023 May 11. doi: 10.1038/s41372-023-01665-w. Online ahead of print.PMID: 37169912 Review.

Realizado por Paulo R. Margotto

Uma questão diária enfrentada pelos neonatologistas que cuidam de bebês prematuros é como iniciar, avançar e atingir a nutrição enteral completa suficiente para satisfazer as necessidades de nutrientes, energia e líquidos de bebês de muito baixo peso, minimizando o risco. Nesta perspectiva, os autores fornecem  uma visão geral das abordagens e dados de apoio para iniciar e avançar a alimentação enteral em bebês prematuros, particularmente bebês com muito baixo peso ao nascer e discutem as lacunas significativas no conhecimento que acompanham as abordagens atuais