Avaliação hemodinâmica e manejo da hipotensão no pré-termo

Avaliação hemodinâmica e manejo da hipotensão no pré-termo

Haemodynamic assessment and management of hypotension in the preterm.Mullaly R, El-Khuffash AF.Arch Dis Child Fetal Neonatal Ed. 2023 May 12:fetalneonatal-2022-324935. doi: 10.1136/archdischild-2022-324935. Online ahead of print.

Correspondência para Dr. Afif Faisal El-Khuffash, Departamento de Neonatologia, The Rotunda Hospital, Dublin, D01 P5W9, Irlanda; afif_faisal@hotmail.

Realizado por Paulo R. Margotto

Continuamos excessivamente dependentes da pressão arterial média (PAM) como um limiar para a intervenção. Não confie na PAM isoladamente pois é  repleto de desafios e deve ser abandonado, pois pode ser enganoso ( mais atenção deve ser dada às leituras sistólica e diastólica ao caracterizar a estabilidade circulatória ou selecionar uma intervenção cardiovascular). A PA sistólica é um marcador substituto útil da força contrátil do miocárdio e DC. Um valor baixo pode indicar uma diminuição do volume sistólico. A PA diastólica pode ser usada como um marcador substituto para a resistência vascular sistêmica (RVS) e representa a capacitância dos vasos em termos de sua resistência e da força exercida pelo sangue dentro das paredes dos vasos.  A combinação de hipotensão sistólica e diastólica geralmente é um fenômeno de estágio final de uma condição rapidamente progressiva.