HOJE (21/9/2024) COMEMORAMOS 6 MIL PUBLICAÇÕES: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS EXPOSTAS À INFECÇÃO POR SARS-COV-2 DURANTE O PERÍODO FETAL
Felipe Motta.
Tese apresentada como requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-0graduação em Ciências Médicas da Universidade de Brasília. Orientador: Prof. Dr. Alexandre Anderson de Souza Munhoz Soares. Banca Examinadora: Prof. Dr. Pedro Sudbrack Oliveira, Profa. Dra. Marta David Rocha de Moura, Prof. Dr. Paulo R. Margotto.
Pessoalmente, Felipe Motta, agradeço por ter participado na sua Banca de Doutorado, pelo conhecimento que tive sobre o desenvolvimento neuropsicomotor nas crianças exposta à COVID-19 no período fetal e pelo belo GESTO do COMPARTILHAMENTO com os colegas ! COM esse estudo passamos hoje mais de 6000 Publicações na página neonatal www.paulomargotto.com.br aos 20 anos!
Duzentos e sessenta e sete crianças foram avaliadas aos 6 e 12 meses, a maioria nascida a termo e com peso ao nascimento adequado para a idade gestacional. Nesse cenário, atrasos no desenvolvimento foram observados em 26% das crianças em pelo menos um domínio. O DOMÍNIO DA LINGUAGEM (motor para os demais domínios) foi particularmente afetado, com prejuízos observados em crianças expostas ao SARS-CoV-2 mais próximas do momento do parto, assim como aquelas que tiveram sintomas graves durante a gravidez devido à exposição ao vírus. Filhos de mães com menor grau de instrução – mães que não possuíam diploma universitário – também apresentaram pior desempenho na avaliação com escala de desenvolvimento neuropsicomotor. Esses achados foram estatisticamente significativos (p < 0,05). O diagnóstico de atraso do desenvolvimento neuropsicomotor foi mais comum no grupo exposto ao vírus, com resultado estatisticamente significativo especialmente no grupo exposto no 3º trimestre da gestação. Imagens de ressonância magnética mostraram alteração de espessura na área cerebral responsável pela linguagem. Faz-se importante o acompanhamento contínuo e a intervenção precoce em crianças expostas ao SARS-CoV-2 durante a gestação, para diagnosticar e diminuir os possíveis impactos no desenvolvimento a longo prazo, especialmente em habilidades de linguagem, que são fundamentais para o desenvolvimento infantil e posterior vida adulta. Essas descobertas abrem um espectro de possibilidades de pesquisa sobre os efeitos na saúde fetal e infantil. A descrição das consequências da infecção no acompanhamento de longo prazo fornece uma melhor compreensão da doença e sua influência no sistema nervoso central.