Causas do desconforto respiratório no recém-nascido
Autor: Paulo R. Margotto
Capítulo do livro Assistência ao Recém-Nascido de Risco, Hospital de Ensino Materno Infantil de Brasília/SES/DF, 4a Edição, 2019, em preparação.
A grande causa de internação na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais é a Dificuldade Respiratória, seguida pela prematuridade, pelos distúrbios metabólicos e pelas infecções. São inúmeras as patologias que se expressam no período neonatal sob a forma de Dificuldade Respiratória. Assim, é comumente agrupá-los em categorias. A – causas mecânicas ou mecânica-cirúrgicas; B – causas cardiovasculares; C – causas neuromusculares; D – causas metabólicas; E – causas pulmonares.
Quando usar antibióticos na Síndrome de Aspiração Meconial (SAM):
os antibióticos não diminuíram o risco de sepse em neonatos com diagnóstico de SAM e nem em neonatos assintomáticos expostos ao mecônio no líquido amniótico; os resultados não mostram diferenças significativas na mortalidade ou duração da internação hospitalar entre os grupos que receberam antibióticos e os grupos controle de neonatos sintomáticos e assintomáticos; na presença de corioamnionite, ou numa situação em que não se detectou uma causa boa para a passagem de mecônio até prova ao contrário, parte-se do suposto que tenha infecção; ou seja isto não implica que todo bebê com líquido amniótico tinto de mecônio esteja infectado.