Ventilação oscilatória de alta frequência versus ventilação convencional no manejo respiratório de recém-nascidos a termo com hérnia diafragmática congênita: um estudo de coorte retrospectivo

Ventilação oscilatória de alta frequência versus ventilação convencional no manejo respiratório de recém-nascidos a termo com hérnia diafragmática congênita: um estudo de coorte retrospectivo

Highfrequency oscillatory ventilation versus conventional ventilation in the respiratory management of term neonates with a congenital diaphragmatic hernia: a retrospective cohort study.Semama C, Vu S, Kyheng M, Le Duc K, Plaisant F, Storme L, Claris O, Mur S, Butin M.Eur J Pediatr. 2022 Nov;181(11):3899-3906. doi: 10.1007/s00431-022-04590-w. Epub 2022 Aug 22.PMID: 35994123.

                                                                                        Realizado por Paulo R. Margotto

O objetivo deste estudo retrospectivo foi comparar ventilação oscilatória de alta frequência (VOAF) com pressão média das vias aéreas (MAP ) abaixo de 12 cmH2O e ventilação mecânica convencional (VMC) em recém-nascidos com HDC em termos de morbidade respiratória de curto prazo quantificada pela duração da oxigenoterapia.

 

Comparando ventilação de alta frequência com pressão de vias aéreas (PAM) baixa de 12 cmH2O e ventilação convencional nesses recém-nascidos (RN) como modo inicial de ventilação nesses pacientes  não foi associado a diferenças na duração da oxigenoterapia ou na sobrevida do paciente.

Os resultados deste estudo sugerem que a VOAF continua sendo uma escolha válida para a ventilação inicial de pacientes com HDC. Esse estudo enfatiza a importância da estratégia geral de ventilação em relação ao modo inicial de ventilação, incluindo a escolha da pressão das vias aéreas, critérios para extubação e experiência no manejo desses pacientes. Seja para VOAF ou VMC, equipes experientes ajustam com precisão as pressões das vias aéreas para reduzir o risco de hiperdistensão. O presente estudo prepara o terreno para trabalhos futuros na melhoria da gestão e resultados de recém-nascidos com HDC.