Indicadores de qualidade em terapia nutricional de recém-nascidos pré-termo internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Indicadores de qualidade em terapia nutricional de recém-nascidos pré-termo internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

HOLZBACH, Luciana CarlaMOREIRA, Renata Andrade de Medeiros  and  PEREIRA, Renata Junqueira. Indicadores de qualidade da terapia nutricional e desfechos clínicos em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. Nutr. [online]. 2021, vol.34, e200213.  Epub Mar 15, 2021. ISSN 1678-9865.  https://doi.org/10.1590/1678-9865202134e200213.

Indicadores de qualidade da terapia nutricional e desfechos …

Apresentação: Luciana Trindade (R4 neo). Coordenação:   Miza Vidigal

■O presente trabalho aponta para a utilização de indicadores de qualidade em TN, para aperfeiçoamento, monitorização e padronização de técnicas dentro da UTIN. Sugere-se a adoção dos indicadores: tempo para início da TN; adequação energética e proteica; déficit energético cumulativo; jejum prolongado e adequação do resíduo gástrico como parâmetros de qualidade a serem monitorados na UTIN.

NOTA: Quanto ao início do lipídio:

o lipídio (1g/kg/dia) deve ser  prescrito na primeira prescrição da nutrição parenteral. Assim esse bebê acaba recebendo lipídios geralmente após 12 horas de vida. Como cita Jonathan Klein  em sua excelente Palestrada no Simpósio do Rio de Janeiro, frisando que o seu Serviço em Iowa apresenta os melhores resultados no mundo em termos de morbimortalidade nos recém-nascidos  prematuros extremos: Lipídios antes de 12 horas de vida, tem um grande risco de hemorragia pulmonar. Nunca ultrapassar 3g/kg/dia (ele inclusive não ultrapassa 2g/kg/dia!) , devido ao risco importante de hipertensão arterial pulmonar (45% dos bebês com essa oferta podem apresentar esse quadro respiratório)