Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso-Método Canguru: a proposta brasileira

Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso-Método Canguru: a proposta brasileira

LAMY, Zeni CarvalhoGOMES, Maria Auxiliadora de S. MendesGIANINI, Nicole Oliveira Mota  and  HENNIG, Márcia de Abreu e S.. Humanization in low weight newborn intensive care – Kangaroo Mother Care: the Brazilian propose. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2005, vol.10, n.3, pp.659-668. ISSN 1678-4561.  https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000300022.

Apresentação: Carolina Mesquita e Lays Piantino. R3 em Neonatologia/HMIB/SES/DF. Coordenação: Dra Nathalia Bardal

Método Canguru como estratégia de humanização em saúde

  • Surgiu na mesma época  em que estava em pauta o movimento feminista e de humanização do parto.
  • Estratégia de qualificação do cuidado pautada na atitude dos profissionais de saúde diante do bebê e de sua família a partir de um conceito de assistência que não se limita ao conhecimento técnico específico.
  • Leva em consideração o reconhecimento dos direitos do paciente, de sua subjetividade e referências culturais, implicando ainda a valorização do profissional.
  • Desde países com baixos recursos tecnológicos até países com tecnologias mais avançadas estão utilizando o método.
  • No Brasil a recomendação é incentivar e encorajar os pais a praticarem o método pelo maior tempo possível, sem que seja determinado número de horas ou um turno específico para essa prática.
  • Não se deve esquecer que cérebros em desenvolvimento estão em nossas mãos e que a produtividade futura do nosso bebê e de sua família dependem, e muito, de como cuidamos deles. A assistência em neonatologia deve pautar-se pela busca constante de artifícios que aquilatem a qualidade de vida destes prematuros, sempre buscando o melhor desenvolvimento neuropsicomotor possível.
  • Humanizar o cuidado em saúde significa unir as ações tecnológicas com as ações de acolhimento e respeito ético e cultural ao paciente, corresponde também sobremaneira aos espaços aonde se trabalha favorecendo ao perfeito exercício da técnica aliado à satisfação dos trabalhadores e usuários.