RECÉM-NASCIDO PREMATURO EXTREMO

RECÉM-NASCIDO PREMATURO EXTREMO

Paulo R. Margotto/Jefferson Guimarães Resende. Capítulo do Livro Assistência ao Recém-Nascido de Risco, Brasília, 4a Edição, 2019, no prelo.

São recém-nascidos com idade gestacional menor que 28 semanas e compreendem 0,98% da população nascida viva na Maternidade do Hospital Regional da Asa Sul, com uma taxa de sobrevivência de 52,6%.

O maior desafio terapêutico no manejo destes RN é o controle dos desarranjos fisiopatológicos resultantes da marcada imaturidade.

TRANSIÇÃO PARA A VIDA EXTRA-UTERINA:

  1. a) Redistribuição da água corpórea:

-Diferença na água orgânica que ocorrem entre os períodos fetal e neonatal

1) Mudança gradual em associação à maturação e ao crescimento: a água corpórea total e o volume do líquido extracelular decrescem com o progredir da idade gestacional.

O pré-termo está em estado de relativa expansão do volume extracelular e de um excesso de água corporal total.

Para excretar a sobrecarga de volume, o pré-termo se utiliza o balanço negativo do sódio e a urina diluída.

2) Expansão aguda do compartimento extracelular ao nascimento: há um desvio de água e dos eletrólitos do compartimento intracelular para o espaço extracelular.

À medida que os pré-termos estabelecem sua diurese com as subsequentes perdas de peso e contração do compartimento extracelular, este volume é perdido.

 

  1. b) Alteração na Função renal: (Vide Capítulo de Insuficiência Renal Aguda)

O glomérulo e o fluxo sangüíneo renal:

Na vida intra-uterina, a placenta é o principal órgão regulador da composição de líquidos. A contribuição do rim na homeostase é mínima.

A população total de néfrons acontece por volta de 34 semanas e a superfície glomerular para filtração, continua a se desenvolver após o termo, mas a maior limitação para a filtração renal dentro do útero é a baixa proporção do fluxo sangüíneo renal, resultado de uma alta resistência dos vasos renais.

Após o nascimento, ocorre uma rápida diminuição da vasoconstricção da artéria renal, havendo aumento do fluxo sangüíneo renal e filtração glomerular.

Nos pré-termos, principalmente com idade gestacional menor que 34 semanas, estas mudanças podem estar ausentes. Como conseqüência de uma baixa filtração glomerular, teremos uma inabilidade de excretar urina efetivamente, frente a uma sobrecarga de líquidos e eletrólitos.