A pressão positiva contínua nas vias aéreas nasal pode ser usada como suporte respiratório para lactentes com síndrome de aspiração meconial?

A pressão positiva contínua nas vias aéreas nasal pode ser usada como suporte respiratório para lactentes com síndrome de aspiração meconial?

Can nasal continuous positive airway pressure be used as primary respiratory support for infants with meconium aspiration syndrome?Montgomery KA, Rose RS.J Perinatol. 2019 Feb;39(2):339-341. doi: 10.1038/s41372-018-0256-y. Epub 2018 Oct 19. No abstract available.PMID:30341405.Similar articles.

Manuscript citation: Pandita A, Murki S, Oleti TP, Tandur B, Kiran S, Narkhede S, et al. Effect of Nasal Continuous Positive Airway Pressure on Infants With Meconium Aspiration Syndrome: A Randomized Clinical Trial. JAMA Pediatr. 2018;172(2):161-5. PMID: 29204652.

Realizado por Paulo R. Margotto

Iniciar precocemente CPAPnasal em vez de oxigênio no Hood em neonatos com desconforto respiratório devido à Síndrome de Aspiração Meconial (SAM) diminui o risco de ventilação mecânica subsequente nos primeiros 7 dias de vida. Para a cada 5 recém-nascidos com desconforto respiratório devido a síndrome de aspiração meconial com o uso precoce de CPAPnasal, 1 criança será protegida de ventilação mecânica subseqüente.

Segundo o Dr. Guilherme Sant´Anna, no Facebook-Neonatologia Brasil:“Meu grande mestre Dr JT Wung – da Columbia em NYC – me ensinou faz uns anos que o melhor tratamento para RNs com síndrome de aspiração meconial é colocar em bubble CPAP e esperar … não importa o quanto de oxigênio… deixa a criança controlar e se ajeitar …. ele me mostrou vários casos que ele tinha tratado e me disse que nem recordava a última vez que havia intubado um neném com SAM. Como bom aluno resolvi que ia fazer o mesmo !!! Tomei coragem e no meu primeiro caso o neném chegou com o time de transporte em CPAP e FiO2 de 100% com SpO2 em torno de 90-92%. Confesso que fiquei taquicárdico em não intubar e fazer surfactante, mas acreditei no Wung e falei para deixar ele quieto em CPAP por algumas horas para ver… todo material de intubação e surfactante preparados ali do lado … em 12 horas o neném estava em 25% de FiO2 !!!! Levou umas 3 horas pra começar a baixar as necessidades … passei a noite do lado dele … mas não tenho como descrever minha felicidade ao ver a evolução e saber que tinha evitado intubação e todas as complicações e dificuldades que são ventilar um mecônio. Desde então nunca mais precisei intubar. Essa noite estava de plantão e de novo !!! Pós-termo com mecônio … Tremendo desconforto respiratório, coloquei em bubble CPAP de 7 e esperei … FiO2 subiu até 75% nas primeiras 3 horas… super taquippneico e com esforço significativo …. pensei que ia acabar com minha estatística …. de repente começou a estabilizar e baixar aos poucos … de manhã estava em FiO2 de 35% !!!! Wung é um gênio !!!!!”. Inclusive mostra o Rx inicial e 9 horas após.